sexta-feira, 2 de abril de 2010

Escola Bíblica Dominical

"Lâmpada para meus pés é a Tua Palavra, e Luz para os meus caminhos" Salmo 119.105.

Um dia desses, conversando com colegas evangélicos, comentava sobre ir à igreja logo de manhã na EBD. Fiquei surpreso quando um deles me disse: "Você vai à igreja de manhã?". E como se não bastasse, ele não sabia o significado de EBD. Na igreja dele só tem culto no domingo de noite.
Hoje em dia existem muitas igrejas onde não é realizada a Escola Bíblica Dominical.
Em contra-partida existem situaçõe em que há EBD na igreja, porém muitos membros deixam de ir porque estão "cansados", com sono, vão passear, porque irão de noite, etc.
É triste chegar em uma igreja onde tem EBD e não encontrar todos os irmãos que vão no culto á noite. Por mais que uma pessoa participe dos cultos e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será aprendida na escola dominical.



Em Lucas 2:46, Jesus, ainda um menino de 12 anos, foi encontrado pelos seus pais no templo "...assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os".
Jesus ainda menino, já nos ensinava a buscar aprender mais da Palavra.
Jesus, muitas vezes ensinou multidões. Pra isso, usava parábolas, ilustrações, etc.

A Bíblia também nos ensina a buscar conhecimento, e a ensinar a palavra.
“E ele mesmo (Jesus) concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.11-15).
Então, se quiser-mos crescer espiritialmente, devemos estudar a palavra. E o melhor lugar para estudar a bíblica é em comunhão com os irmãos na Escola Bíblica Dominical. É lá que aprimoramos a boa conduta Cristã.

3 comentários:

  1. aê Toninho, não sbia que vc tinha um blog... nem divulga né??? rsrsrs
    Gostei das palavras sobre a EBD, muito pertinente esse tema, principalmente para nossa igreja não acha?
    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi Toninho, Gostei muito de seu Blog, e sobre a Ebd então, concordo plenamente, mas apenas concordar nao adianta né...Deus te abençoe muito, te admiro.

    ResponderExcluir