sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aconselhamento

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmos 1:1


Acho que muitos já ouviram aquela frase "SE CONSELHO FOSSE BOM, NINGUÉM DAVA, VENDIA". Nesse versículo, o salmista também "desaconselha" o conselho. Porém, deixa claro, "...o conselho dos ímpios,...", não qualquer conselho.
O Salmo nos leva a entender que o "ímpio" não está qualificado a dar bons conselhos, quando se trata de vida espiritual.
Vale lembrar que Ímpio é o adjetivo dado a uma pessoa que não tem fé, incrédula, ateísta, infiel.
Na Bíblia temos muitos conselhos. Existem casos de pessoas que foram infelizes em seus conselhos. Em Marcos 8, Pedro aconselhou Jesus a não ficar falando a todos que iria sofrer, morrer e ressuscitar.
31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.
32 E isto ele expunha claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo.

Já Paulo, além de dar bons conselhos, ganhou bons conselhos de Barnabé, quando esse foi ajudá-lo no início de sua caminhada com Cristo. Paulo acabara de se converter, e os judeus queriam sua morte, pois não entendiam tamanha mudança. O antes perseguidor, agora pregava amor e salvação. E Barnabé foi encontrá-lo para o orientar nessa nova caminhada.
Barnabé é um bom exemplo pra nós. Devemos aconselhar conforme a bíblia ensina. E devemos estar preparados para isso, para que nossos conselhos estejam fundamentados na Palavra do Senhor.

"O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração." Salmo 33:11

3 comentários:

  1. Oi maninho!!

    Valeu por sua visita ao INSIGHT, é sempre um prazer tê-lo conosco e uma grande alegria ler seus comentários. Seu blog também está cada vez mais abençoado. Continue firme neste propósito, vamos marcar esta geração pra Cristo!
    Grande abraço, fk na paz!

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio Marcos.... Isso que entendo de um BLOG evangélico onde estamos propagando o evangelho de Cristo.... me indicaram seu blog já estou seguindo tb espero sua visita.

    Um Abraço

    Pr. Gualter Guedes

    ResponderExcluir
  3. A Paz Antônio... Já nos tornamos seu seguidores... Gastamos muito dos post's que Deus continue te abençoando.
    Abraços,
    Família Ramos
    http://familiameoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir