Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21,22

Com a orientação do Pastor Cleber Baleeiro, estudamos Gen. 45:1-28. Lá vemos o reencontro de José com sua família no Egito. Depois de tudo que ele sofreu após seus irmãos o venderem como escravo, os perdoou, sendo ainda responsável pela manutenção da vida de seus familiares que fugiam da fome. E de seus familiares, Deus traria Davi e Jesus.
José perdoou. Difícil saber o que é mais complicado, pedir perdão ou perdoar.
Quando eu era (mais) jovem fui chamado para trazer uma breve mensagem em um culto de oração. Passei a semana pensando em um tema e depois preparando o que iria falar. Quando pronto, um dos principais pontos era o perdão.
Nessa mesma semana houve um episódio em minha casa. Eu quis corrigir algo errado que minha sobrinha(que morava conosco) tinha feito explicando que era errado e que ela iria ficar sentada de “castigo” para se lembrar daquilo e deixar de repetir o mesmo erro. Meu pai viu tudo e não deixou que eu a disciplinasse por não aceitar dividir sua autoridade na casa. Eu fiquei muito transtornado com a situação, pois vi que ele não pensou na educação da menina, mas em sua posição de líder da casa. Eu discuti com ele, fiquei nervoso e fui pro quarto chateado.Passei o resto do dia com aquilo na cabeça e a noite, revendo a mensagem que preparei e orando, resolvi pedir perdão para meu pai por tê-lo desrespeitado. O pedido de perdão seria muito difícil, principalmente porque eu cresci sem a demonstração de carinho de meu pai. Nunca o ouvi dizer “eu te amo”, nem ao menos tinha ganhado um beijo dele.
No outro dia pela manhã fui até ele e disse que agi errado, tinha me arrependido e queria ser perdoado. Ele aceitou e nos abraçamos.
Cristo nos ensina o perdão. Ele nos perdoa, mesmo nós sendo errantes, pecadores, e não merecendo perdão. Em Mateus 18 Jesus diz que a quantidade de vezes que devemos perdoar é 70 vezes 7 ( o número da perfeição). Uma quantidade infindável de vezes. E o 7 nos mostra que deve ser de uma forma perfeita, completa.